APLICAÇÃO DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DISCENTE – Programa Tutorial
Por tutoria entende-se o processo de desenvolver no estudante condições de aprendizagem de valores, atitudes e habilidades que contribuam para sua formação geral, como cidadão e específica, como profissional capaz de oferecer soluções sociais e economicamente produtivas. Para tanto, o papel do professor tutor reveste-se da maior importância e transcende os limites da sala de aula porque passa a ter a missão de estimular a aprendizagem ativa de seus alunos através de vivências, discussões e reflexões num clima de informalidade e cooperação. Foram selecionados alunos dos primeiros semestres do curso de Tecnologia em Gestão Empresarial para aplicação experimental na unidade, e alunos do último ano para serem tutores junto com a professora uma vez que veio de um projeto desenvolvido pela própria docente na Fatec de Taquaritinga.
O Programa, nesta fase, teve duração de 20 horas, com sessões semanais, presenciais, extra-classe, de duas horas. Através da discussão de temas transversais, tais quais: Fortuna e Miséria: da servidão moderna, O uso de drogas e seus impactos na sociedade e no mercado, O desafio do primeiro emprego, Gênero: semelhanças e diferenças entre homens e mulheres, pretendeu-se estabelecer o desenvolvimento integral de cada participante pautado na pedagogia do cuidado, com base na precaução e na análise de impactos sócio-econômicos.
Por se tratar de um programa não remunerado, os alunos envolvidos se interessaram em participar voluntariamente almejando um diferencial em sua formação acadêmica, inclusive pediram a continuidade do programa por perceberem uma mudança para melhor em sua vida acadêmica, tanto no sentido de formação geral como também de maior sociabilidade com os demais colegas e com o próprio professor, que acabou tornando-se na visão dos estudantes, um amigo. Os demais estudantes mostraram-se curiosos e pediram para participar do programa em novas oportunidades.
Como proposta futura, pretende-se a criação de diferentes programas tutoriais envolvendo diferentes alunos e professores nos diversos cursos de graduação. O simples fato de se oferecer a oportunidade de discussão de temas transversais, num atendimento interpessoal direto, fora da formalidade das aulas foi constatado ser bastante positivo.