O Grupo
Numa sociedade em acelerado processo de mudança, aquele antigo modelo em que era preciso ir à escola para se ter acesso ao conhecimento está sofrendo revisões profundas. O aluno de hoje não sente a dificuldade de acessar esse conhecimento, mas tem de compreendê-lo, assimilando-o até o estágio de domínio, para a seqüente difusão. O modelo transmissão-recepção já não é, em si, tão eficiente uma vez que não desenvolve todas as habilidades requeridas de um profissional, entre elas a própria aprendizagem contínua. A aprendizagem é atividade social e cultural e o professor tem papel importante neste aspecto, não como simples transmissor do conhecimento como o faz no modelo transmissão-recepção, mas como desenvolvedor do processo reconstrutivo. O desafio em termos de qualidade na educação superior tecnológica está baseada em buscar um novo modelo que incorpore inovações social e economicamente produtivas e ofereça alternativas que valorizem o processo de ensino-aprendizagem. Com estas preocupações, o Grupo de Pesquisa em Educação Tecnológica – GPET, tem por finalidade investigar e intervir nos processos relacionados à educação superior tecnológica, tais quais: