GEPET - A EDUCAÇÃO SUPERIOR TECNOLÓGICA E A FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA GERENTES-EMPREENDEDORES DE PEQUENAS EMPRESAS.

Numa sociedade em acelerado processo de mudanças, de caráter sócio técnico, provocada pelas incessantes dinâmicas da tecnologia e do mercado, as tradicionais práticas educacionais se mostram pouco capazes de atingirem sua efetividade. Embora o aluno de hoje não encontre grande dificuldade de acessar o conhecimento, sente de compreendê-lo, e de assimila-lo até o estágio de domínio, para a sequente difusão. Especialistas em Educação e especialmente em Educação Superior Tecnológica, têm-se debruçado fortemente na busca de novas abordagens metodológicas com vistas não só as boas práticas durante o processo de formação mas de modo especial, nas questões pertinentes às fases:

1. Precedente: que resulta no estabelecimento do “estado de prontidão” do aluno (atratividade motivacional, aspiração pessoal, estágio de maturidade e de predisposição), bem como características das inteligências individuais já consagradas nos conceitos de: modelos mentais, inteligências múltiplas, estilos de aprendizagem, inteligência emocional com repercussão em sua atuação nos campos pessoal e profissional:

2. De interferência: caracterizada pela ministração do processo de ensino-aprendizagem ao aprendente, numa prática pedagógica ainda carente de metodologias adequadas às novas demandas e especificidades;

3. Posterior: caracterizada pela fase “pós-processo de formação” ou de interferência interpessoal, cujos resultados incidem diretamente em: capacidade empreendedora, resiliência, inovatividade e iniciativa, construtividade e solidariedade social e economicamente produtivas, a partir de uma projetada nova capacitação adquirida e pelas oportunidades de se autocapacitar (autodidatismo), o formado, facultando-lhe atualizar-se, ao longo da vida, ou predispô-lo à solução de problemas futuros.

Os diversos agentes do processo educacional: docentes, discentes, funcionários, estão por merecer uma nova capacitação frente às novas demandas e às novas possibilidades ensejadas pelos modelos de gestão dada à importância estratégica de seus distintos papéis. Avanços no domínio do Conhecimento nesta direção representam forte impulsionadores, sob a perspectiva estratégica, do desenvolvimento sócio econômico, a partir da contribuição efetiva do processo educacional. Assim sendo, a partir da caracterização do perfil do aluno, (nas três fases acima descritas) entendido como o elemento a ser transformado pelo processo educativo e da capacitação do docente, entendido como o agente transformador ou o desenvolvimentista da aprendizagem poderão ser feitas as determinações metodológicas adequadas e objetivamente direcionadas para resultados relevantes. Este grupo de pesquisa se apoia basicamente em duas perspectivas; Estilos de Aprendizagem e Empreendedorismo, sem prejuízo das demais aqui assinaladas. A primeira em função dos trabalhos já realizados e dos resultados preliminares encontrados junto aos alunos da Fatec Taquaritinga e da EESC-USP, modalidade Engenharia de Produção; a segunda, diante da atual realidade de mercado, que posiciona a livre iniciativa e o gerente-empreendedor em evidência, tendo-se em vista as necessidades de buscarem soluções inovadoras quanto à obtenção de renda e ao fato de se constatar no município de São Carlos uma forte cultura inovadora e empreendedora, a partir das Universidades; USP e UFSCar, Centros de Pesquisa: EMBRAPA, Incubadoras, Faculdades, Cedin, Fundação ParqTech, Unicep, Inova São Carlos; Inova USP; Inova Paula Souza; Instituto de Estudos Avançados - IEA-USP/São Carlos e suas Fundações: FIA, FIPAI, em processo de integração segundo a Cadeia Produtiva do Conhecimento em Ciência Aplicada e Inovação (Colenci Jr.A.2015).

O desafio em termos de relevância da Educação Superior Tecnológica está baseada em se buscarem modelos adequados que incorporem metodologias de formação, geradoras de inovações social e economicamente produtivas e de empreendedorismo, pelo emprego de alternativas que venham agregar valor ao, e a partir do, processo de ensino-aprendizagem.

Com estas preocupações, o Grupo de Pesquisa em Educação Tecnológica – GPET, tem por finalidade investigar e intervir construtivamente nos processos relacionados à Educação Superior Tecnológica, oferecendo contribuições ao seu melhor entendimento, domínio e difusão.